Sobre a Revista

1. Foco e Escopo

A revista Conexões Interdisciplinares (ISSN: 2965-8829) é uma plataforma de ciências aberta de periodicidade bimestral criada em 2023 com a finalidade de publicar artigos científicos inéditos e estudos de revisão, fruto de pesquisas e estudos de cientistas, professores, estudantes e profissionais que lidam com as diversas temáticas das áreas da saúde: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia. É uma revista aberta a contribuições tanto nacionalmente como internacionalmente.

2. Missão

Nossa missão é garantir uma ciência aberta para todos, com estudos multidisciplinares que permitam o fácil e rápido acesso a artigos científicos de caráter teórico, empírico e educacional de qualidade, assim contribuindo para o avanço da ciência no mundo.

3. Revisão por pares (Peer-Review)

Os trabalhos encaminhados à Conexões Interdisciplinares serão avaliados em duas etapas:

  • 1ª Etapa
    Passada a avaliação de normalização (diretrizes), o texto/manuscrito é submetido aos editores que farão uma primeira avaliação de mérito, considerando o escopo e a política editorial da Conexões Interdisciplinares. Não havendo adequação ao escopo e/ou à política editorial o artigo é reprovado por meio de um parecer editorial.
  • 2ª Etapa
    Caso esteja adequado o artigo é submetido ao/s parecerista/s ad hoc, que o apreciará, observando o sistema de duplo-cego. As opções de pareceres são: "Aprovado para publicação", "Rejeitado para publicação", "Correções obrigatórias".

O processo colaborativo junto a Revista Conexões Interdisciplinares proporciona máxima qualidade, enquanto garante ao pesquisador o direito de enviar seus trabalhos para uma revisão rigorosa, transparente e construtiva.

4. Periodicidade

A Revista Conexões Interdisciplinares é publicada com periodicidade bimestral no formato eletrônico em fluxo contínuo. O tempo médio de avaliação de mérito é de 1 a 2 meses e o tempo médio para publicação é de 2 meses.

5. Taxa de publicação

Para manutenção e sustentabilidade da Revista Conexões Interdisciplinares foi instituído uma taxa para publicação de R$ 99,90. Os autores são responsáveis pelo pagamento da referida taxa quando do aceite do trabalho para publicação, que deverá ser realizada pelo autor correspondente quando o trabalho for aprovado. Após comunicado prévio do editor chefe sobre a aprovação para publicação, o autor correspondente deverá efetuar o pagamento em forma de depósito bancário em nome de: Marcos Antonio Araújo Bezerra | Banco: Inter | Chave Pix:  conexoesinterdisciplinares@gmail.com | Enviar comprovante para: conexoesinterdisciplinares@gmail.com

6. Política de Acesso Livre

 Revista Conexões Interdisciplinares segue o princí­pio de disponibilizar gratuitamente, via internet, o acesso livre (Open Access) ao conhecimento cientí­fico, ao público interessado, com objetivo de proporcionar o desenvolvimento do processo de democratização do conhecimento humano.

7. Política contra Plágio

É de total responsabilidade dos autores os textos dos arquivos enviados. E em caso de detecção de plágio os autores serão notificados para esclarecimentos, tendo o direito de manifestação e justificativa. Em caso de mais de 3% de plagio identificado no relatório os autores poderão enviar a justificativa para análise. Os autores deverão encaminhar o relatório do CopySpider (https://copyspider.com.br/main/pt-br/download) na aba documentos suplementares.

8. Política de publicação

Os manuscritos devem ser enviados exclusivamente para a Revista Conexões Interdisciplinaresnão sendo aceito submissão simultânea em mais de uma revista. Todo o corpo do artigo é de responsabilidade dos autores, desde conceitos a ideias apresentadas no manuscrito, assim como a exatidão, adequação e procedência das citações bibliográficas.

Todos os manuscritos deverão ser encaminhados pela plataforma SEER, com o login e senha cadastrada por um dos autores. Na submissão anexar: 

  • Artigo a ser avaliado pela revista Conexões Interdisciplinares;
  • Carta de encaminhamento do material e declaração de cessão de direito autoral;
  • Relatório de plágio, com detecção permitida de apenas 3%; 
  • Declaração de aprovação no Comitê de Ética (necessário apenas para pesquisas experimentais com seres humanos e animais);
  • Número de aprovação no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (apenas para ensaios clínicos).

Todos os documentos devem ser encaminhados em suplementares.

9. Quantidade e Identificação de Autores

Será permitido até 6 autores por trabalho. Cada um dos autores deve fornecer no ato da submissão sua numeração de ORCID Open Researcher and Contributor IDhttp://orcid.org/) bem como o link para o currículo lattes.